Parceria entre UEG, Detran-Go e Seduce premia alunos da rede pública de ensino

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Goiás conta, pela sexta vez, com o já tradicional concurso de Desenhos, Quadrinhos e Redações para estudantes da rede pública de ensino do Estado.

O Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), parceria firmada no ano de 2006, entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para a realização de provas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), realiza, desde o ano de 2010, concurso cultural nas escolas da rede pública estadual, com temáticas voltadas para a educação para o trânsito. Nesta edição, o Detran-Go participa como um dos realizadores e patrocinador dos prêmios.

Neste ano, a temática escolhida para o concurso segue o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): Eu sou + 1 por um trânsito + seguro, nas modalidades Desenhos, História em Quadrinhos e Redação.

A Coordenadora Pedagógica do EVV, Prof.ª Ana Velasco, acredita que trabalhar com crianças no meio escolar é uma ferramenta eficaz para a conscientização, pois "é a fase de aprendizado dos futuros cidadãos”, e dessa forma, ajuda a promover a conscientização e formação do cidadão para a construção de um trânsito mais humano e seguro,defende.

Ainda de acordo com a professora, as escolas reconhecem que trata-se de um importante trabalho que valoriza o aluno e a instituição, pois dá visibilidade às escolas e possibilita a premiação dos estudantes.

Ao todo, esta edição contou com a participação de 75 escolas, com 1.606 trabalhos inscritos nas três modalidades.

Interior do Estado

As atividades também acontecem no Interior do Estado. Na cidade de Jaraguá, a premiação será realizada nesta quarta-feira, com a distribuição de troféus e medalhas para os primeiros colocados em cada categoria do concurso.

O professor Marco Aurélio Ferreira, Gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Jaraguá, conta que a parceria entre o órgão municipal, o Campus da UEG e o EVV já traz bons resultados, pois segundo dados da SMT, houve uma drástica redução no número de acidentes no município.

O professor explica que "as crianças, além de futuros cidadãos, têm um papel multiplicador em suas casas e no contexto social onde estão envolvidos: cada uma atua como agente transmissor do que aprende na escola, como exemplo do uso obrigatório do capacete e do cinto de segurança".

Premiações

Neste ano o concurso premiará os três primeiros colocados de cada categoria com uma bicicleta, além dos tradicionais troféus, medalhas e certificados. Também haverá exposição dos trabalhos premiados e dos destaques no hall da sede do Detran-Go, em Goiânia.

Várias autoridades foram convidadas para a entrega das premiações, dentre elas, representantes do Detran-Go, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), das Escolas participantes, EVV, SMT e Observatório de  Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás.

SERVIÇO:
A premiação é nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 9 horas, no Detran, à Avenida Atílio Corrêa Lima, sem nº, Cidade Jardim, em Goiânia.

Confira os premiados:

DESENHO

CATEGORIA:1º ao 5º Ano - Ensino Fundamental 1ª fase

1º Lugar:Lucas de Morais Guimarães Dias - 5ª série (Escola Espírita Tenda do Caminho);
2º Lugar: Leonardo Pereira Galeno De Lima - 5ª série (Escola Espírita Tenda do Caminho);
3º Lugar:  Ângela de Morais Guimarães Dias - 4ª série (Escola Espírita Tenda do Caminho)

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

CATEGORIA:6º ao 9º Ano - Ensino Fundamental 2ª fase

1º Lugar:Maria Clara Fernandes Lino  - 7ª série (Colégio Gonçalves Lêdo);
2º Lugar:Ana Lívia dos Santos Matos - 7ª série (Colégio Gonçalves Lêdo);
3º Lugar: Mariana Anicézio de Oliveira - 8ª série (Colégio Estadual Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota).

REDAÇÃO

CATEGORIA: 3º Ano – Ensino Médio

1º Lugar: Isabela Wender Lourenço Fernandes - 3ª ano (Instituto de Educação de Goiás);
2º Lugar: Wenderson Brito de Oliveira - 3ª ano (Colégio Estadual Albert Sabin);
3º Lugar:Diego Azevedo de Souza - 3ª  ano (Colégio Estadual José Lobo).